31ª BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO

Logo Bienal – “Esse foi um evento que parece ter caído do céu de bandeja para mim e meus leitores. Um motivo para retomarmos nossas discussões a respeito da Arte comercializável, da Arte produzida e do ensino da arte neste nosso Brasil”.

Fiz minha postagem no Facebook a respeito de minha visita a exposição em 9 de 12 de 2014:

bienal1 “No domingo, no Ibirapuera, último dia. Minha opinião: repetitiva por demais da conta. Parece que as manifestações brasileiras se tornaram a figura-fundo da motivação expressiva dos artistas. A bienal tornou-se um palco propício para se dizer. Bem mais do que para expor a Arte de lugares, instituições, pessoas e realidades presentes no dia-a-dia contemporâneo. Deixa uma coisa ardendo em algum lugar como a certeza que nem com pincéis, fantasia e mídias há por onde fugir do caos… Fica a dúvida: gostei ou não gostei…? E você que também foi lá ver? O que achou? ”

Não vou publicar as respostas, só as referências do que se pode encontrar online, com carinho para todos os amigos, alunos e interessados.

 

Aprender coisas

Artigo : A 31ª Bienal -Autor: Gilberto Canuto      Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/4561-bienal-2014

A Bienal é um dos mais importantes eventos de arte contemporânea do mundo. O evento apresenta a produção de artistas brasileiros e estrangeiros.

Em sua 31ª edição, sob o título “Como (…) coisas que não existem”, os curadores Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv, em colaboração com as equipes internas da Fundação Bienal, propõem uma discussão sobre como as coisas que não existem podem ser trazidas à existência, de modo que contribuam para uma visão diferente do mundo por meio de experiências e emoções que não estão presentes nas análises corriqueiras da vida humana.

A programação da Bienal está repleta de encontros com especialistas em arte contemporânea, vistas orientadascursosencontros abertos,projetos e workshops − sem falar de toda a mostra, que está imperdível. É a chance de conhecer obras de artistas emergentes! Fomentando o ensino de Artes em escolas públicas, essa edição da Bienal oferece um exemplar do Material Educativo para que os professores o utilizem em suas aulas. Para obter mais informações sobre o calendário da Bienal, clique aqui.
O melhor de tudo isso é saber que toda a programação é gratuita! Aproveite! Espaço espiral

 

Links públicos para saber mais do que se podia ver no espaço espiral e ainda se pode ver na web:

http://www.31bienal.org.br/ – inicie aqui

http://www.31bienal.org.br/pt/post/1937 – os livros deixados para ler e doados

http://www.31bienal.org.br/pt/post/1936 – material educativo

http://www.31bienal.org.br/pt/post/1902 – justificando os ateliês da Bienal

http://www.31bienal.org.br/pt/post/1916 – Trans-religião /gênero

Anúncios

Deixe um comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s